Tutorial de Integração SMS + Zabbix

Como Enviar SMS com o Zabbix ?

Para integrar o KingSMS no seu Zabbix você ira precisar do Script do LOGIN e TOKEN. Caso ainda não tenha basta criar uma conta no seguinte link. https://www.kingsms.com.br

Para saber qual o seu Token basta acessar o seu Painel em http://painel.kingsms.com.br/cliente e ir em Home >> Informações da Conta.

Agora basta configurar o seu Zabbix conforme abaixo.

O primeiro item a ser configurado no Zabbix é o diretório onde ficarão os scripts de Alerta, no meu caso está em /etc/zabbix/alertscripts Essa configuração estará em zabbix_server.conf.

AlertScriptsPath = /etc/zabbix/alertscripts

Atenção: O caminho pode ser outro, mas lembre que neste diretório é onde vamos colocar nosso script que vai realizar o envio.

Substitua onde tem seulogin pelo Login que você se cadastrou e seutoken pelo Token que está no seu Painel.

Para baixar o script clique aqui.

Certifique-se de que ele é executável (chmod 755 kingsms.php).

No Zabbix, vá para Administração> Tipos de Mídia e adicione uma nova mídia chamada KingSMS e escolha tipo script, e digite o nome do arquivo kingsms.php como o nome do script.
Para o Zabbix> = 3.0, você também precisa configurar os parâmetros: {ALERT.SENDTO}, {ALERT.MESSAGE}:

Finalmente, em Administração do Zabbix> Usuários clica em um usuário, va para a guia Mídia e adicionam uma nova mídia chamada KingSMS. Digite seu número de telefone no lugar onde tem dddnumero conforme a imagem e salve.

Após essas configurações o seu Zabbix já estará pronto para enviar SMS.

Facebooktwitter